Planejamento de Curso
Público-alvo:
EDUCAÇÃO INFANTIL
Os objetivos tecnológicos nas aulas de informática na Educação Infantil
priorizam desenvolver nos alunos atitudes corretas no uso do computador e/ou do
tablet, onde os alunos apropriam-se das habilidades tecnológicas básicas e
demonstram iniciativa e autonomia no uso do computador e/ou tablet como meio de
expressão e criatividade.
Trabalha-se com muitos jogos para introduzir ou rever, retomar conteúdos
trabalhados no primeiro momento da aula. Desta forma, as crianças aprendem
brincando desde o uso correto, como o nome das partes dos aparelhos
tecnológicos.
Esses jogos são elaborados a partir dos objetivos da aula planejada pelo
professor regente.
Tendo
em vista o processo educativo escolar, no qual a informática se insere como um
recurso de ensino aprendizagem, as atividades desenvolvidas junto aos alunos da
Educação Infantil objetivam, de uma maneira geral, atentar aos seguintes
aspectos de habilidades e conteúdos:
☺ Vincular o trabalho do
Laboratório com a sala de
aula e/ou datas comemorativas;
aula e/ou datas comemorativas;
☺ Coordenação
motora, atenção e concentração;
☺ Controle
visomotor;
☺ Familiarização com
o equipamento e softwares;
☺ Percepção visual:
identificação de cor, forma,
tamanho, posição, contagem, sequência outros elementos;
tamanho, posição, contagem, sequência outros elementos;
☺ Organização
espacial: reconhecimento de posição,
espaço e lateralidade;
espaço e lateralidade;
☺ Curiosidade e
memória visual;
☺ Desenho, exploração de palavras e escrita
e raciocínio lógico;
e raciocínio lógico;
☺
Iniciativas nas tomadas de decisões das escolhas.
CONTEÚDOS POR IDADE:
2 e 3 ANOS
☺ Identificar
as funções do tablet;
☺ Identificar
e manusear corretamente seus botões
(direita, esquerda, um click, dois clicks);
(direita, esquerda, um click, dois clicks);
☺ Identificar
e manusear corretamente algumas
funções do teclado: teclas alfanuméricas,
espaço, backspace, delete, enter, setas direcionais;
funções do teclado: teclas alfanuméricas,
espaço, backspace, delete, enter, setas direcionais;
☺ Ligar
e desligar um tablet.
4 e 5 ANOS
☺ Identificar as funções do tablet;
☺ Ligar e desligar o tablet;
☺ Identificar
e manusear corretamente seus botões
(direita, esquerda, um click, dois clicks);
(direita, esquerda, um click, dois clicks);
☺ Identificar e manusear corretamente algumas
funções do teclado: teclas alfanuméricas, espaço,
funções do teclado: teclas alfanuméricas, espaço,
backspace, delete, enter, shift, caps
lock, setas direcionais;
☺ Identificar os botões: iniciar, fechar,
maximizar e restaurar.
☺ Usar corretamente os termos: Ícones e Janela
☺ Ligar e desligar um tablet.
METODOLOGIA:
☺ Aula
Teórica e Prática.
☺ Exercícios
e atividades no tablet.
☺ Exposição
e Manuseio do tablet.
☺ Utilização da Plataforma Digital da Aprendizagem.
“Rede Cristã”
☺ Pesquisa
na internet.
☺ Desenvolvimento de projetos concomitantes
com as outras disciplinas.
com as outras disciplinas.
☺ Utilização de jogos educativo.
RECURSOS:
Tablets.
Ferramentas operacionais:
☺ Série Educacional Gcompris. “Atividades Lúdicas”
☺ Editor de Texto.
☺ Programa de pintura.
☺ Jogos Educativos.
☺ Apresentação Eletrônica.
☺ Internet.
AVALIAÇÃO:
Se dará
através da observação do desempenho de cada aluno, assim como, sua interação,
socialização e participação ao realizar as atividades propostas, pois, "quando
a Informática Educativa é bem planejada e implantada, a criança só tem a ganhar
ao trabalhar com jogos, ou qualquer outro tipo de software que lhe dê
possibilidades de aprofundar, reelaborar, ou até iniciar a construção de um
conhecimento inserido em um contexto que respeite o seu processo de
desenvolvimento, por conseguinte esteja em consonância com os objetivos
próprios da escola de Educação Infantil”.
Entender o
binômio, Computador e Educação
é ter em vista o fato de que
o computador se tornou um instrumento,
é ter em vista o fato de que
o computador se tornou um instrumento,
uma
ferramenta para aprendizagem,
desenvolvendo habilidades intelectuais e
desenvolvendo habilidades intelectuais e
cognitivas,
levando o indivíduo ao
desabrochar das potencialidades,
desabrochar das potencialidades,
de sua
criatividade e de sua inventividade.
Fonte: Encontrados na Internet.
Fonte: Encontrados na Internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário