Um blog feito de Educador para Educador!

Sejam bem vindos(as) ao rol dos meus seguidores!

domingo, 31 de agosto de 2014

Brinquedos folclóricos

Os Brinquedos Folclóricos 
vem apresentando 
para as crianças de hoje 
a brincadeira simples, original e criativa.


São peças cheias de movimentos e sons 
que as crianças manipulam 
e criam diversas formas de brincar.


Os brinquedos folclóricos 
são aqueles que passam 
de geração em geração e costumes,
 sofrem modificações 
de acordo com a região e a época, 
porém, a sua essência permanece a mesma.

Foi com o objetivo de possibilitar 
a integração e o desenvolvimento social 
e motor que as crianças reproduziram 
seus brinquedos folclóricos 
com materiais recicláveis 
e expuseram na quadra da escola.

Clique na imagem para amplia-la
















terça-feira, 6 de maio de 2014

TANGRAM - 7º ANO B NA EAD - 2014


Tangram 

é um antigo jogo chinês
que consiste na formação de figuras e desenhos
 por meio de 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo). 
Não se sabe exatamente 
quando o jogo surgiu, 
embora exista uma lenda sobre tal criação. 
Segundo a mesma, um imperador chinês 
quebrou um espelho, 
e ao tentar juntar os pedaços e remontá-lo, 
percebeu que poderia 
construir muitas formas com seus cacos. 


















quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Sistema solar

O universo é formado por inúmeras
 galáxias, cada qual constituídas por
 inúmeras estrelas e de outros astros.
O nosso planeta também é 
um astro e se chama terra.
Ele circula em volta de uma 
grande estrela, o Sol.
Em volta do sol giram oito planetas.
A terra é o 3º mais próximo do sol.
Os oitos planetas e o sol, 
formam o sistema solar
que faz parte da galáxia da Via láctea.

"Trabalhos realizados com os alunos do
 5º Ano B da EAD - Cavaleiro, 
Jaboatão dos Guararapes/PE
2014.1

(Clique na imagem para amplia-la)








Atividades sugeridas


terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

A água - Ciências 4º ano

           Conteúdo:

·          A Água

             - Fenômenos da Natureza
             - Utilidades da Água
             - Como economizar Água
             - A Água e a Poluição

 Objetivo:

-Reconhecer a importância da Água para os  Seres vivos.
-Relacionar as propriedades da água ao seu uso pelo ser humano.

Atividade realizada em sala de aula 
onde os alunos podem expor suas ideias 
sobre o que fazer para economizar água.

(Clique na imagem par amplia-la)




quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Texto: Reflexão para início das aulas




 Mestre, como faço para não me aborrecer, com as pessoas? Algumas falam demais, falam de nossa vida, gostam de fazer intriga, fofoca, outras são ignorantes. Algumas são indiferentes. Fico magoado com as que são mentirosas. "Sofro com as que caluniam". 


"Pois viva como as flores!", advertiu o mestre. 

- "Como é viver como as flores?" Perguntou o discípulo. 
"Repare nestas flores", continuou o mestre, apontando lírios que cresciam no jardim. "Elas nascem no esterco, entretanto são puras e perfumadas. Extraem do adubo malcheiroso tudo que lhes é útil e saudável, mas não permitem que o azedume da terra manche o frescor de suas pétalas.



- É justo angustiar-se com as próprias culpas, mas não é sábio permitir que os vícios dos outros o importunem. Os defeitos deles são deles e não seus. Se não são seus, não há razão para aborrecimento.
Exercite, pois, a virtude de rejeitar todo mal que vem de fora. Isso é viver como as flores." 



"Sou um só, mas ainda assim sou um. Não posso fazer tudo, mas posso fazer alguma coisa. E, por não poder fazer tudo, não me recusarei a fazer o pouco que posso." 


(Edward Everett Hale (1823-1909), clérigo e escritor norte-americano.)

A qualidade da Educação Infantil depende, cada vez mais, da parceria entre a escola e a família

Olivier Reboul