Um blog feito de Educador para Educador!

Sejam bem vindos(as) ao rol dos meus seguidores!

sábado, 25 de agosto de 2012

O que é o folclore?


Todo e qualquer ser humano tem cultura.

O folclore pode ser definido
como a ciência que estuda as culturas,
os costumes e/ou manifestações 
do saber popular.

O termo folk-lore foi criado pelo antiquário inglês, 
William John Thoms, que nasceu em 1803 e morreu em 1885.
 Em 22 de agosto de 1846, William publicou um artigo
com o título Folk-lore, na revista The Athenaeum, de Londres. 
Propunha o termo, como expressão técnica 
apropriada ao estudo das lendas, tradições e da
literatura popular, sendo assim
definido por "sabedoria do povo".

Folk quer dizer povo, nação família; 
Lore significa instrução, conhecimento, saber,
portanto, Folk-lore ou Folclore quer dizer 
a ciência ou sabedoria popular.

Exemplos de alguns dos saberes populares são:

  • Adivinhas
  • Simpatias e crendices ou superstição
  • Brinquedos populares
  • Lendas
  • manifestações de festas: Ciclo junino, Carnaval
  • Comidas típicas
  • Parlendas
  • Literatura de cordel

Vivenciando o folclore no Colégio Incentivo:
Contação de Lendas




A importância da contação das lendas

é fundamental para o desenvolvimento da 

interpretação e produção textual.



Comidas Típicas do nosso folclore




 A Ciranda -  Dança folclórica



Lembrança  pedagógica utilizando

 um dos personagens folclórico





sábado, 18 de agosto de 2012

Dia do Soldado - 25/agosto

Eu trouxe moldes de viseiras para o 
Dia do Soldado... 
Quem vai querer?
 Tem para meninos e meninas, 
clique para ampliar!



  • Para Meninos:



  • Para Meninas:




domingo, 5 de agosto de 2012

Porta treco para Dia do estudante

Lembrança para dia do Estudante

Uma sugestão de porta Treco para o(a) estudante guardar
 lápis - canetas - etc...

Material:

E.V.A.
CD ou DVD usado para reciclar,
Cola quente ou brascoplast,
Saquinho de 1kg,
Lápis ou canetas,
Fitilhos.

Você pode fazer a carinha do bichinho que desejar!








domingo, 29 de julho de 2012

Para Reflexão


Apenas brincando...


(Anita Wadley)


Quando estou construindo com blocos no quarto de brinquedos,



Por favor, não diga que estou apenas brincando.

Porque enquanto brinco estou aprendendo

Sobre equilíbrio e formas.

Quando estou me fantasiando,

Arrumando a mesa e cuidando das bonecas,

Por favor, não fique com a ideia que estou apenas brincando.

Porque enquanto brinco estou aprendendo.

Eu posso ser mãe ou pai algum dia.

Quando estou pintado até os cotovelos,

Ou de pé diante do cavalete ou modelando argila,

Por favor, não me deixe ouvir você dizer: ele está apenas brincando.

Porque enquanto brinco estou aprendendo.

Estou me expressando e criando.

Eu posso ser um artista ou um inventor algum dia.

Quando você me vê sentado numa cadeira

Lendo para uma platéia imaginária,

Por favor, não ria e pense que eu estou apenas brincando

Porque enquanto brinco estou aprendendo.

Eu posso ser um professor algum dia.

Quando você me vê procurando insetos nos arbustos,

Ou enchendo meus bolsos com todas as coisas que encontro,

Não jogue fora como se eu estivesse apenas brincando

Porque enquanto brinco estou aprendendo.

Eu posso ser um cientista algum dia

Quando estou entretido com um quebra-cabeça,

Ou com algum brinquedo na minha escola,

Por favor, não sinta que é um tempo perdido com brincadeiras

Porque enquanto brinco estou aprendendo

Estou aprendendo a me concentrar e resolver problemas.

Eu posso estar numa empresa algum dia.

Quando você me vê cozinhando ou experimentando alimentos,

Por favor, não pense que porque me divirto, é apenas uma brincadeira.

Eu estou aprendendo a seguir instruções e perceber diferenças.

Eu posso ser um “chef” algum dia.

Quando você me vê aprendendo a pular, saltar,

Correr e movimentar meu corpo,

Por favor, não diga que estou apenas brincando

Eu estou aprendendo como meu corpo funciona.

Eu posso ser um médico, enfermeiro ou um atleta algum dia.

Quando você me pergunta o que eu fiz na escola hoje,

E eu digo, eu brinquei,

Por favor, não me entenda mal.

Porque enquanto eu brinco estou aprendendo.

Estou aprendendo a ter prazer e ser bem sucedido no trabalho.

Eu estou me preparando para amanha.

Hoje, eu sou uma criança e meu trabalho é brincar.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Dia dos Pais

Sugestões para 
Dia dos Pais


                 Cole uma foto do seu pai no local indicado



              Desenhe dentro da caixinha o que você gostaria de presentear
         ao papai.

                 No capricho, desenhe o rosto do papai bem bonito!



                  Escreva uma linda mensagem para o papai



    MODELOS DE CARTÕES























quinta-feira, 26 de julho de 2012

Cartãozinho para Volta às Aulas

Modelo de cartãozinho de boas vindas
aos alunos no 1º dia da volta às aulas

Para alegria e receptividades aos estudantes
podemos confeccionar este simples cartãozinho desejando-os
Boas Vindas!


Fonte do Cartão para impressão: http://www.pragentemiuda.org/






Algumas orientações:

        - Clik no cartãozinho para ampliar a imagem.
        - Copie e cole no word.
        - Amplie ou reduza no tamanho desejado.
        - Multiplique quantos quiser numa folha tamanho A4.
        - Imprima no papel cartão Tamanho A4.
        - Recorte os cartõezinhos e...
        - Cole os chocolates  -  BIS.

        Está pronto o seu cartãozinho.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Bem Vindo às aulas

Volta às Aulas

A volta às aulas sempre é uma novidade.
Rever os amigos... matar as saudades... colocar os papos em dias...
fazer novas amizades... e muita vontade de aprender!

Sugestões de atividades para o 1º dia de aula.
(Educação Infantil)


É muito bom está com você! Vamos colorir bem bonito.


As aulas começaram e uma linda mensagem vou escrever.
Vou pintar bem bonito para você ver.





As aulas começaram podemos iniciar nossos estudos. Pinte! 




Para alegrar a volta às aulas vou fazer uma linda pintura:



Bem vindo às aulas. Pinte!



Que alegria as aulas começaram, vamos pintar ou decorar como quiser.


A qualidade da Educação Infantil depende, cada vez mais, da parceria entre a escola e a família

Olivier Reboul